segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alguém lembra de uma pasta de Amendoim dos anos 80???

Ui, com este título acabei revelando minha idade. Sem problemas. Nunca tive esta neura.  E sim, eu comia aquela pasta de amendoim famosa nos anos 80. A pasta de amendoim nunca foi a minha preferência para passar no pão. Quando morei  no Canadá, a minha "mãe" comprava uma pasta de amendoim e deixava na geladeira. Era a única coisa que tinha para passar no pão, então, comia. Puxando pela minha memória, a pasta de amendoim da América do Norte era melhor que a nossa versão brasileira, por outro lado, a MINHA é a melhor de todas (convencimento mode on)



Continuo não sendo fã de pasta de amendoim, mas uma mocinha de 5 anos virou viciada. Eu fiz uma vez porque queria ver se era tão fácil como rezava a lenda. Deu certo. A mocinha experimentou e adorou. Sempre pede e come com pão, waffle.  Espero que a pediatra dela não fique brava comigo, né Dra.Giu??? 

Você deve estar perguntando, por que esta mãe neurótica não compra no supermercado? Tão mais fácil! Sim, nobre leitor. Muito mais fácil. Porém a pasta industrializada contém 500.000 tipos de corantes, acidulantes, açúcar, conservantes - (Sim, exagerei no número!). A minha pasta é super natural. Coloquei 4 ingredientes e um bocado de paciência.

Experimente esta pasta e depois me fale se o trabalho não vale a pena por um item saudável.

Receita tirada de vários blogs da internet, mas sempre com o ingrediente principal e 2 ou 3 itens adicionados ou excluídos, eis a minha versão

Rendimento: A quantidade foi suficiente para um vidrinho pequeno de cogumelos.

Ingredientes

250 gramas de amendoim torrado e sem sal e casca (se quiser pode usar o sal, preferi fazer sem)
1 colher de chá de óleo neutro (canola, amendoim - opcional)
Mel a gosto (opcional)
sal a gosto (opcional)

Modo de fazer:

1) O amendoim que eu comprei era torrado e sem sal. Caso não encontre na sua cidade, o primeiro passo é torrar o amendoim.
2) Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma assadeira coloque o amendoim. Leve ao forno aquecido. Vá mexendo a assadeira para que eles não queimem. Quando começar a exalar um cheirinho de torrado, hora de tirar do forno. Espere esfriar.
3) Coloque em um pano, os amendoins frios. Esfregue-os um contra os outros para que as cascas saiam.  Não tem problema se ficar um ou outro com a casca. Deixe esfriar completamente para fazer a sua manteiga.
4) Se você tiver um processador de alimentos bom, use-o. O meu não funcionou. Se não tiver processador, o liquidificador serve. Coloque o amendoim. Tenha paciência.



5) Vá pulsando o amendoim. Coloque o óleo, mel e o sal (se achar necessário). Vá batendo. De tempos em tempos, pare e com uma espátula vá limpando as paredes do copo do liquidificador.
6) Depois de um tempo, vai formar uma bola em pasta. Agora é a hora de ver como gostaria de ter sua manteiga. Mais crocante? Bata menos tempo. Mais Lisa? Vá batendo até atingir a consistência desejada. Se quiser aquelas bem crocantes, reserve um pouco de amendoim torrado e coloque já na pasta mais pastosa. Triture um pouco para quebrar os grãos.


7) Coloque em um vidro limpo e esterelizado. Guarde na geladeira.



Tempo de preparo: 15 minutinhos.

Um comentário:

  1. Uma ótima receita e muito deliciosa e muito natural adorei a ideia.

    Obrigado por ajudar com essa receita.

    ResponderExcluir

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...