sexta-feira, 14 de junho de 2013

Amendoim Doce - Impossível Resistir a um só

Eu juro que não sei porquê resolvi fazer este amendoim. É simplesmente irrestível. Impossível comer só um. Quando percebi, já tinha acabado com um pacotinho destes.

É muito fácil de fazer, você só tem que tem um pouquinho de paciência. Eu vi que a Dona Ana Maria preparou um amendoim doce usando o microondas. Mas, definitivamente o microondas na minha casa não é usado para cozinhar. Por este motivo, fiz no método tradicional, fogão e forno.

Na internet, li diversas pessoas relatando que não dava certo, que a receita ficava com gosto ruim, que melava, que não dava ponto. Fiquei meio ressabiada. E aí? Testar ou não testar? Tenho pavor - repito - pavor de queimar açúcar. Em receitas de pudins, caramelo para mesclar sorvete ou brownie, calda de manjar o meu maior medo é estragar. Incontáveis vezes já recomecei uma receita porque a calda do pudim açúcarou (quem nunca?) ou amargou (hey, você se identificou?). Fiquei logo de início com os dois pés atrás. Mas, já tinha comprado o amendoim, resolvi testar.




A receita ficou tão boa que comentei com a minha irmã que se a vida de doceira não der resultado, vou vender amendoim nos faróis! 

Não sei de qual fonte peguei, porque eu vi tantas receitas que eram tão similares. Umas iam três colheres de sopa de achocolatado, outras uma colher de sopa, então resolvi criar a minha versão.

Amendoim doce

Ingredientes:
2 xícaras de chá de  amendoim
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de chocolate em pó  (quem preferir pode usar o achocolatado)
1 colher de chá de fermento em pó



Modo de fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes.
3) Em fogo médio/alto, mexa os ingredientes. Tenha fé, não desista, em certo momento você vai achar que não vai dar certo. Continue. A sua mistura vai espumar, uma reação ao fermento em pó e borbulhar, é normal. Continue. 
4) Mexa até que seque a água e o açúcar - açúcare. Mexa mais um pouco.
5) Coloque em uma assadeira os amendoins e leve ao forno por 10 minutos para torrar. Não se desespere se ao experimentar um amendoim que acabou de sair do forno ele estiver murcho. É normal. Espere esfriar bem, pois é quando esfria que ele fica crocante. 
6) Coloque em saquinhos e divirta-se.

Tempo de preparo: aproximadamente 30 minutos + 40 minutos para esfriar completamente.


Um comentário:

  1. Uma ótima receita e muito deliciosa e muito natural adorei a ideia.

    Obrigado por ajudar com essa receita.

    ResponderExcluir

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...