sexta-feira, 7 de junho de 2013

Crème Brûlée de Laranja ou Creme Queimado de laranja e cardamomo

Sobremesa chique digna para o dia dos Namorados. O creme brûlée ou creme queimado (tradução literal em francês)  ou creme catalão (uma amiga minha que mora na Espanha comentou que eles sempre preparam e é assim chamado por lá), é uma mistura de leite + creme de leite fresco + gemas de ovos + (insira aqui o sabor que você gosta) = forno. Leve para a geladeira e depois queime com o maçarico para obter esta casquinha crocante. Fácil, né??? 

Sobremesa sem complicações e o que é melhor, você pode preparar na véspera do dia dos namorados! Super prática. 


Ah, mas eu não tenho maçarico, posso fazer mesmo assim? Pode, vou ensinar aqui na receita.

Crème Brûlée de Laranja e Cardamomo
Rendimento: 4 porções
Fonte: deste livro sem nenhuma adaptação

Ingredientes:
1 1/4 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de leite integral
3 gemas grandes
1/3 xícara de açúcar refinado
4 bagas de cardamomo esmagadas (*)
zest (raspas) de 1 laranja (*)

Açúcar demerara para queimar (eu preferi usar o demerara que é mais grosso, caso não tenha acredito que é possível fazer com mascavo).

Modo de fazer:

1.Pré-aqueça o forno a 95°. Coloque em uma assadeira média/grande um pedaço de papel toalha ou tapete de silicone. Dentro da assadeira coloque os seus ramequins.
2. Coloque em uma panela o creme de leite fresco, leite integral, as bagas de cardamomo e as raspas da laranja. Leve ao fogo médio e deixe que comece a ferver. Desligue. Deixe em infusão por pelo menos 30 minutos - até no máximo 1 hora.
3. Após o tempo de infusão, coe a mistura do creme de leite + leite em uma peneira fina. Re-aqueça a mistura.
4. Em uma tigela, com a ajuda de um fouet bata as gemas. Não precisa incorporar ar, somente misture bem.
5. Coloque um pouco da mistura de creme de leite + leite na mistura das gemas, mexa bem. Não verta todo o líquido na tigela, pois você pode obter uma omelete doce. Coloque um pouco de leite, mexa, aos poucos, verta todo o líquido na mistura. 
6. Coloque esta mistura nos ramequins.
7. Leve ao forno e asse por aproximadamente 50, 60 minutos, ou até que o centro esteja firme. Com cuidado, dê um tapinha no ramequim, ele terá que estar duro.
8. Retire do forno e deixe que o creme esfrie em uma grade até ficar em temperatura ambiente.
9. Cubra cada creme com papel filme e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, se possível, mais. Os cremes cobertos podem ser mantidos na geladeira por até 2 dias. Para que o açúcar caramelize bem, é necessário que os cremes estejam completamente frios.

COM MAÇARICO
1. Se você tiver o maçarico, coloque aproximadamente 1 colher de sopa de açúcar nos creme. Leve o maçarico para o doce e deixe que caramelize até obter um tom dourado e começar a fazer bolhas. Deixe que as bolhas parem de subir antes de servir o creme. Faça um creme por vez. 
Somente lembrando, se você tiver crianças pequenas do seu lado, tome muito cuidado. Eles ficam fascinados com o fogo! Peça ajuda para outra pessoa segurar os pequenos.

SEM MAÇARICO
1. Acenda o grill do seu forno.
2. Coloque em uma assadeira, cubos de gelo.
3. Espalhe o açúcar nos cremes e ponha os potinhos dentro da assadeira com gelo.
4. Leve desta forma ao grill. 
5. Fique de olho, pois dependendo da força do seu grill a caramelização pode ser em segundos ou minutos. Fique atenta. Quando o açúcar começar a borbulhar retire do forno. Espere que as bolhas baixem e sirva.

Considerações:
Neste livro a sugestão é servir logo após você ter queimado o açúcar. Este que eu fiz, eu primeiro queimei o açúcar, levei novamente à geladeira e servi. É uma questão de gosto. Tente das duas formas e veja qual é a melhor para você.

(*) Ao invés de fazer de laranja e cardamomo, você poderá fazer o tradicional que é de baunilha. Para isto, substitua as raspas e cardamomo por 2 colheres de chá de extrato de baunilha. No Brasil, nós temos a famosa essência. Não é a mesma coisa, pois a essência é uma produto criado. Se você quiser apostar, compre uma fava de baunilha, abra ao meio e leve as sementinhas e favas para fervura. Coando depois. A fava, devidamente lavada e seca pode ser mantida em um pote de açúcar para obter o açúcar baunilhado. Caso não queira usar a vagem da baunilha, em casas especializadas de confeitaria, é possível achar um extrato de baunilha americano super gostoso. Recomendo.

No livro, há a possibilidade de brincar com vários sabores para o crème brûlée.

(a) Canela: Se quiser de canela, adicione 2 ramas de canela na infusão e coe. Proceda a partir do item 4 do Modo de fazer.
(b) Lavanda (pessoalmente falando... já fiz alguma coisa que não me lembro o quê com lavanda e ficou com gosto e cheiro de desinfetante, mas se você gostar...). Coloque 1 colher de sopa de florzinhas de lavanda na infusão e continue.
(c) Gengibre: Descasce um pedaço de gengibre de aproximadamente 2,5cm e leve a infusão.
(d) Espresso: Se possível, forre a peneira com um pano fino. Leve somente o leite para o fogo. Adicione 3 colheres de sopa de café moído. Deixe em infusão por 1 minuto. Coe e despreze o pó. Retorne o leite e o creme de leite ao fogo e continue a receita.
(e) Chá: Proceda da mesma forma que o café. A sugestão é de Early Grey.
(f) Framboesas: Antes de colocar o creme na travessa, distribua 3 ou 4 framboesas no prato. Coloque o creme e leve para assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...