segunda-feira, 3 de junho de 2013

Junho e muitas comemorações

Junho é um mês que temos muitas comemorações. Temos as festas juninas (Sto.Antônio, São João e São Pedro) e o dia dos namorados. Nunca fui fã de festa junina, principalmente pelo fato de que era "obrigada"a dançar aquelas quadrilhas! Ok - revolta de ex-adolescente rebelde com a vida! Hoje até curto, mas penso que mudou muito da minha época escolar de quadrilha para os dias atuais. Onde já se viu dançar quadrilha ao som de música country?? Ou ao som de sertanejo? Desculpem-me a sinceridade, mas festa junina tem que ter aquela música de sanfona e aqueles bordões: "olha a cobra", "a ponte quebrou", "damas cumprimentem os rapazes", e por aí vai.




Mudando de pato para ganso (sem nenhum des-mérito a qualquer torcida dos times do Estado de São Paulo), inicio os trabalhos de junho com um bolo de fubá. Meu pai adora bolo de fubá e o bolo sempre acompanha um café fresco. Este bolo também havia postado no meu antigo blog e as fotos também foram tiradas para aquele blog. É um repeteco propício para Junho. Detalhe: Não consigo testar nenhum outro bolo de fubá porque eu acho esta receita ideal. O bolo não é seco, tem um cheiro bom das sementes de erva-doce e não é enjoativo. Alguns bolos ficam pesados e com uma textura estranha. Eu indico veementemente que vocês testem.

Bolo de Fubá
Fonte: Acho que esta receita veio de um livro da minha mãe de um centro espírita, como anotei a mão posso estar enganada!
Xícara de 240 ml

Ingredientes:
100 gramas de margarina (eu só uso manteiga) em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de açúcar 
4 ovos em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 colher de sopa de erva-doce
1 colher de sopa de fermento em pó
250ml de leite de côco 
1 pitada de canela em pó

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180°.
Unte uma assadeira redonda de furo central com manteiga e farinha de trigo. Reserve

1. Coloque a margarina/manteiga na batedeira e bata até ficar cremosa.
2. Junte o açúcar e bata até ficar com uma aparência pálida.
3. Acrescente os ovos - um a um - batendo bem após cada adição.
4. Misture em separado a farinha de trigo, o fubá, a erva-doce e o fermento em pó.
5. Adicione a mistura das farinhas (item 4 acima) alternando com o leite de côco.
6. Coloque em fôrma e asse em forno pré-aquecido por 40 minutos, aproximadamente. Faça o teste inserindo um palito. O palito tem que sair limpo, sem grumos.
7. Espere esfriar e desenforme. Cado goste polvilhe com açúcar de confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...